De olha na TEMPERATURA

Checagem dos componentes do sistema de arrefecimento é fundamental para o bom funcionamento do carro. Veja algumas dicas de como fazê-la:

RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO

O reservatório de expansão de água, as mangueiras e abraçadeiras devem ser verificados minuciosamente para identificar se não existem sinais de ressecamento, rachaduras ou trincas, coloração impregnada de aditivos de baixa qualidade ou oxidação, bem como obstrução da passagem do líquido.






TAMPA DE RESERVATÓRIO

As tampas de reservatórios de expansão têm um papel importante, pois garantem a pressão do sistema de arrefecimento. Para isso acontecer a válvula da tampa alivia ou aumenta a pressão de acordo com a temperatura do motor.









VÁLVULA TERMOSTÁTICA


Indispensável para manter a estabilidade da temperatura de funcionamento do motor, a válvula termostática deve

ser checada, pois, se não estiver funcionando corretamente pode comprometer o funcionamento do sistema e provocar o seu travamento. Quando a válvula “trava” aberta, causa maior consumo de combustível e diminuição da potência, aumentando o desgaste do motor. Quando “trava” fechada, o risco do motor ferver é muito maior e dependendo da situação, os danos são realmente muito sérios. Na maioria dos casos ela é responsabilizada pela “fervura” dos motores, mas se a checagem do sistema é realizada dentro dos prazos determinados pelos fabricantes as chances disso acontecer, tornam-se quase nulas.





RADIADOR

O radiador também deve ser submetido a uma revisão periódica. Sendo o responsável por fazer a troca de calor do sistema, o radiador deve ser limpo uma vez a cada ano, desobstruindo os canais internos e permitindo uma melhor circulação do líquido e dissipação do calor. Verifique se não há micro furos ou pontos de oxidação.










VENTOINHA

As ventoinhas são controladas por um termo interruptor ou pela central eletrônica do motor e são acionadas quando a temperatura do líquido de arrefecimento se encontra acima do ponto estabelecido, desligando quando a temperatura cai abaixo desse ponto.










BOMBA D'ÁGUA

Mais do que nunca, o uso do aditivo de qualidade, aumentará a vida útil desta peça conhecida como o “coração do sistema”. O responsável pela vedação e vida útil da bomba (selo) é composto por porcelana e grafite sendo sensível a materiais abrasivos como aditivos de baixa qualidade e impurezas da água, que acarretam vazamentos e inutilidade do componente. A bomba d’água deve ser inspecionada periodicamente e recomenda-se sua troca preventiva, juntamente com a correia do motor.








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