Como não danificar a haste do amortecedor
Confira nesta dica como instalar o amortecedor sem danificar a haste.
Você sabia que a maioria dos vazamentos no amortecedor é causado pelo uso de alicate para travar a haste durante a instalação? E é muito fácil entender o porquê:
A haste é usinada e polida durante o processo de fabricação para que haja um perfeito assentamento do retentor dentro do corpo do amortecedor. Ao travar a haste com alicate para "facilitar" o aperto da porca superior do amortecedor você estará deixando ranhuras ou marcas na haste. Com o movimento da haste para cima e para baixo essas ranhuras acabam formando um canal no retentor dando origem ao vazamento. Veja o resultado nas figuras abaixo:
Portanto, sempre que for substituir os amortecedores tenha em mãos as ferramentas adequadas para fazer o serviço. Não corra o risco de danificar o amortecedor e perder a
garantia.
E lembre-se, o aperto final deve ser feito sempre com o veículo no solo.